#Fingerstyle!!!

 

 

Fingerstyle, essa é a tag que te leva a conhecer novos músicos que tocam violão solo em vídeos e sites na internet, mostrando suas habilidades e velocidade com os dedos, tocando  um arranjo no qual o violão faz baixo, acompanhamento e melodia principal ao mesmo tempo, como se vários violões tocassem juntos, em um só.

 

Sim, mas o estilo fingerstyle não tem nada de novo, ele é apenas um novo nome dado nas redes para o violão com duas ou mais vozes,  ele segue  tecnicas de arranjo de composição erudita, porém o repertório geralmente é feito com músicas populares, musicas ligadas à cultura pop e rock, das trilhas dos desenhos, jogos e filmes,  representa  a renovação da cultura violonística.

 

Uma dessas técnicas de arranjo  é a polifonia, que é quando colocamos várias melodias(vozes) juntas, cada uma fazendo uma linha diferente. Essa complexidade de misturar melodias começou na idade média através do canto e foi se desenvolvendo até atingir seu ápice no século XVIII com o barroco de Bach, que criou composições  polifônicas maravilhosas  que são tocadas no violão.

 

Há também as técnicas de homofonia, que é quando utilizamos blocos de acordes acompanhando uma melodia solo, essa técnica é muito usada na música popular, ela também pode ser conhecida como "Chord Melody", muito usado no jazz e bossa nova.

 

Na música popular brasileira, temos grandes violonistas "fingerstyle", que impressionam com a habilidade para tocar arranjos solos de ritmos como choro, baião, samba, etc.. gente como o Raphael Rabelo, Yamandu Costa, Baden Powell, etc...

 

Para você ser um Fingerstyle, é preciso estudar violão a fundo, estudar clássico, flamenco ou brasileiro, é necessário entender a construção do arranjo e normalmente é ncessário saber ler partituras também.

 

Veja abaixo esses vídeos:

 

Neste vídeo você verá Andréa Segovia, um grande violonista, tocando Bach, Gavotte 1 & 2, uma peça do estilo barroco polifônico do qual me referi antes.

 

 

O segundo é de um cara chamado Sungha Jung, que se tornou conhecido mundialmente, desde criança, quando já  postava vídeos tocando de forma genial.

 

 

Agora uma versão minha da música do filme Missão Impossível em Fingerstyle.

 

 

 

 

E por último, um grande violoinista brasileiro. Ele mistura em seu violão, "chord melody" , solo, e ritmos, com percussão, ele é um grande fingerstyler, um grande improvisador, naquela pegada que vem de Baden Powell e Raphael Rabello.

Yamandu Costa nos Altas Horas da Rede Globo, tocando Trenzinho Caipira(Vila Lobos), Hino do Grêmio e Sampa(Caetano Veloso).

 

 

Abraço a todos, 

 

Alexandre Bloisi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon