Josmar Assis é Violão na veia

 

Lembro eu das primeiras vezes que vi o professor Josmar, quando ingressei no curso de música da Universidade Católica de Salvador, não imaginava que estava próximo a um grande violonista, com história e autoridade no assunto, daqueles que o violão se confunde com a própria identidade, com a música correndo nas veias e batendo  no coração deste mestre do violão.  

 

Percebi que naquele conservatório ele era uma referência, pois tinha ensinado muitos dos professores que trabalhavam lá à época, era o ano de 2005, 2006...   ele ensinou muita gente a tocar violão, muitos músicos baianos são influenciado pelo trabalho desse mestre, eu mesmo sou um deles, assisti aulas com ele e antigos alunos dele foram meus professores,  além disso toquei na orquestra de Violões que ele era Maestro, fui um arendiz dessa escola. Além de professor acadêmico, sei que ele é compositor e arranjador, e sei também que ele tocava em um programa de televisão.  Como professor, trabalha ensinando música clássica e música brasileira, como o choro, da qual ele é apreciador e compositor de vários.

 

Mandei um email para o professor fazendo quatro perguntas sobre o aprendizado do violão,  imaginei que seria bom para você leitor deste  blog a opinião dele que possui muita experiência.

Vamos à entrevista:

 

1- Quando comecei a tocar, enfrentei muita dificuldade com a troca de acordes, alguns enfrentam mais no dedilhado, outros na batida. Qual foi a parte técnica que você mais teve dificuldade quando estava aprendendo? Qual a maior dificuldade que  passam seus alunos para aprender a tocar?

 

JOSMAR: Dentre as dificuldades encontradas no inicio de minha aprendizagem a correta divisão dos valores estava em primeiro lugar, bem como reconhecer as notas a partir da 5ª casa. A grande dificuldade do aluno consiste na complexidade dos dedos de ambas as mãos comprometidas em parte pela correta  postura do corpo.

 

2-Violão popular, violão clássico ou os dois juntos? Como é sua relação com essa "dicotomia"?

 

JOSMAR: Erudito ou popular depende da vontade do aluno. Com uma boa  técnica o aluno tem possibilidade de executar a que mais lhe convém.

 

3-Muita coisa mudou no violão  da época em que você começou até hoje? 

 

JOSMAR: A técnica violonística evoluiu muito nos últimos anos  proporcionando maior facilidade de execução do instrumento.

 

4-Grande parte dos leitores do Violão DeBoa estão aprendendo violão para que o instrumento seja um hobby em suas vidas, algo que está ligado ao lazer, sem pretensão de excelência profissional, fazendo por diversão. Qual a importância que você vê da  música  para a vida dessas pessoas?

 

JOSMAR: De uma forma ou outra o mais importante é estar feliz com a música.

 

 

Veja abaixo três vídeos de  Josmar Assis tocando solo, matéria sobre a orquestra e um vídeo mais recente dele tocando com seu filho em casa.

 

 Josmar tocando

 

 

 Orquestra de Violão da Bahia, criada e regida por Josmar

 

 

 

 Musica Matriz ou Filial.Josmar Assis e seu filho Roberto (Topera)

 

 

Escreva aí nos comentários o que você achou deste post!

 

 

 

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon