4 Truques para memorizar uma música

 

Para memorizar uma música, ter algum conhecimento sobre forma pode ser de grande ajuda. O termo forma faz referencia à estrutura de uma música. Conhecer a forma da música é muito importante para o estudo de harmonia, principalmente harmonia avançada e para analisar a música.

 

Para quem esta iniciando o estudo de algum instrumento, ou toca por hobby, talvez não seja lá muito relevante conhecer à fundo sobre o tema, porem no estudo de forma musical há uma série de informações úteis ao instrumentista que aplicadas a uma música podem tornar sua memorização mais fácil.

 

1 - Escute bastante a música que pretende memorizar. Escolha uma música que goste bastante, pois você precisará escuta-la várias vezes. Se for uma canção (música com letra) procure pela letra pra facilitar a memorização.

 

2 - Divida a música em partes. Se você for um iniciante não se preocupe com termos técnicos, você pode dar um nome qualquer à sua divisão da música desde que você consiga reconhecer as partes, procure utilizar nomes simples ou mesmo letras, você pode chamar a introdução de introdução, o refrão de refrão, o solo inicial de solo inicial, o final de final, o verso 1 de verso 1.

 

Outra forma é atribuir uma letra para cada parte, a primeira parte vai ser “A” a segunda vai ser “B”, essa classificação é muito prática para uma música instrumental.

 

3 - Crie Um “Mapa” da Forma da Música. Esse é um truque muito utilizado por músicos experientes. Você vai precisar de uma folha de papel. Para o cabeçalho escreva o título da música, qual a versão da música que você se baseou, a tonalidade e a divisão feita no tópico anterior.

 

Escreva então a divisão criada no tópico anterior, veja um exemplo na música abaixo.

 

 

We Will Rock You (1977)

Verso 1

Refrão

Verso 2

Refrão

Verso 3

Refrão   (2x)

Solo

 

4 - Pratique a Música até Memorizar. Praticar até memorizar requer tempo e dedicação, por isso se empenhe nessa tarefa, o mapa sugerido no tópico anterior é bastante útil pra memorizar, mas na hora de executar a música ao vivo ler enquanto toca pode atrapalhar. Você poderá ter dificuldades em ler e se comunicar com os outros músicos ou, pode não executar seu instrumento com conforto e segurança.

 

Gostou do Texto, ou quer sugerir um tema? Deixe seu comentário abaixo! Não Gostou? Também deixe seu comentário!


 

 

Raoni Faria

Sobre 

Raoni Faria é formado em Licenciatura em Música com Habilitação em Violão pela IMUCSAL, e estuda Composição e Arranjo em Música Popular na EMUS.

 

 

 

 

 

 

Veja Também!

We Will Rock You - Aprenda a batida - Um acorde

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon