top of page
Buscar

5 dicas pro iniciante no violão




Você que quer tocar violão, veja 5 dicas que irão te ajudar a aprender a tocar.



COM QUANTO TEMPO SE APRENDE A TOCAR VIOLÃO?


A questão do tempo para aprender a tocar violão é incerta, depende de fatores pessoais, como tempo de dedicação ao violão, empenho, facilidade, talento, objetivo e orientação. Sendo essa uma perguta muito repetida, e na tentativa de te dar um número, diria que se você praticar frequentemente, aprendendo coisas novas, com seis meses você já pode ter um domínio razoável do violão.


PROCURE USAR UM VIOLÃO QUE SEJA BOM PARA O SEU TAMANHO


Para aprender a tocar violão, mais importante que a marca do violão, é ele estar bom para o tamanho de seu corpo. Se for uma criança, é bom usar um violão infantil, pois para crianças o violão de adulto pode dificultar muito o aprendizado.



APRENDA NO VIOLÃO MÚSICAS QUE VOCÊ GOSTA


Para que você possa aprender a tocar violão de forma mais motivadora é importante que você goste do repertório que você está fazendo. Quando isso acontece, naturalmente seu empenho em conseguir tocar no violão essas músicas vai ser muito maior. Portanto, você deve procurar músicas que você conhece e se identifica, mas lógico que elas devem ter o nível iniciante. Vá em busca de músicas com poucos e fáceis acordes de violão, que tenham riffs fáceis, procure nos sites de cifras as bandas que vocÊ curte, daí procure as que parecem mais fáceis.

NÃO COMECE A TOCAR VIOLÃO POR PARTITURA


A partitura é uma maneira (código) de você escrever (registrar) a música para que não esqueça e também possa fornecer para outros músicos, é também uma ferramenta de estudo musical, composição, construção de arranjos e execução musical. Mas assim como a fala, a música deve ser vivenciada antes de ser escrita ou lida. Quando somos crianças aprendemos a falar e só após ter uma certa prática com as palavras, aos seis anos, aprendemos a ler e escrever. Ou seja, com o ensino de violão, é importante aprendermos a tocar o básico do violão primeiro, por imitação ou criação, para depois desenvolver a habilidade de ler a partitura.



ESTUDE TOCANDO DEVAGAR


Tocar devagar faz com que se possa consertar os erros e tirar um som de maior qualidade, depois de um tempo você vai aumentando a velocidade, mas tente tocar certo e devagar quando for tirar qualquer música.



bottom of page