Como ganhar tempo estudando instrumento

 

 

Uma forma de ganhar tempo estudando é se programando e se organizando, por isso fiz esse texto com algumas dicas que podem ser uteis.

 

Hoje em dia tem tanta informação disponível que as vezes fica difícil saber por onde começar a estudar, há tanta informação disponível que é muito fácil se perder em uma busca por informação que, a primeira vista lhe pareceu interessante mas que, na realidade, até este momento de sua vida, não lhe serve pra nada.

 

Para otimizar seus estudos é preciso gastar um breve tempo pensando no que é mais importante pra você, até por que, nenhum professor vai saber lhe dizer isso já que este é um tema muito pessoal.

 

Procure definir qual é seu objetivo. Gêneros musicais diferentes as vezes requerem técnicas diferentes, as técnicas utilizadas para tocar flamenco não são necessariamente as mesmas utilizadas para tocar rock, e isso vale para outros gêneros musicais.

 

Se você é fã de algum artista, banda ou gênero (rock, samba, etc), então você já tem por onde começar. Escolhendo algo que você realmente gosta, vai sobrar vontade de aprender. Se você não tem um artista ou gênero definido, não tem problema, só escolha uma meta de curto prazo, basta ser algo que goste e se familiarize.

 

O ponto aqui é que cada gênero ou mesmo cada músico dentro de um gênero possui uma forma única de tocar, essa forma única é chamada de estilo, sendo assim então é bom dominar pequenas quantidades de informação aos poucos e ir ampliando seu conhecimento.

 

Um vez que você saiba onde quer chegar, faça uma breve pesquisa para descobrir quem são os professores, cursos, sites e materiais mais indicados para você. Lembre-se de verificar preços e avaliações sobre a qualidade do produto ou serviço que esta adquirindo. Como há muita informação gratuita na internet também é possível estudar sem gastar dinheiro em um curso pago, pois sendo um hobby não tem necessariamente que investir uma fortuna em dinheiro nele.

 

Lembre de fazer uma pesquisa breve, uma pesquisa muito demorada pode lhe transformar em um músico teórico mas que não sabe tocar nada, se você pretende aprender um instrumento esse definitivamente não é seu objetivo.

 

Contrate o melhor professor possível. Se você quer, por exemplo, aprender a tocar Beatles contratar um especialista em jazz talvez não seja a melhor escolha, procure por alguém com experiência no que esta ensinando, nada como um especialista para facilitar a sua vida.

 

Se você não pode contratar um professor procure o material com a maior credibilidade possível, o que pode ser algo simples como vídeos-tutoriais de alguém que consiga tocar o repertório que você gosta, só não se esqueça de começar por algo bem fácil.

 

Gaste a maior parte do seu tempo de estudo aprendendo um repertório. Não gaste a maior parte do seu tempo praticando exercícios seja lá do que for, foque nas músicas do repertório e a medida que for preciso faça exercícios que possam lhe ajudar a aperfeiçoar determinada habilidade para executar suas músicas preferidas com perfeição. Lembre-se que exercícios são importantes mas são secundários, eles existem para te ajudar a conseguir tocar algum tipo de música.

 

Lembre-se de traçar uma meta realista dentro de um período de tempo. É improvável se tornar um especialista em Beetoven em 6 meses, mas da pra aprender a tocar várias música para se divertir em uma reunião com os amigos por exemplo.

 

Mergulhe de cabeça e divirta-se. Escute bastante suas músicas favoritas, leia sobre sua banda preferida, assista a documentários, debata com amigos, relaxe e curta bastante, afinal música é pra isso.

 

 

 

Raoni Faria

Colunista de Violão DeBoa, é formado em Licenciatura em Música com Habilitação em Violão pela IMUCSAL, e estuda Composição e Arranjo em Música Popular na EMUS.

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon