top of page
Buscar

6 dicas para começar no violão



1 - PROCURE USAR UM VIOLÃO QUE SEJA BOM PARA O SEU TAMANHO


Para aprender a tocar violão, mais importante que a marca do violão, é ele estar bom para o tamanho de seu corpo. Se for uma criança, é bom usar um violão infantil, pois para crianças o violão de adulto pode dificultar muito o aprendizado.


2 - APRENDA NO VIOLÃO MÚSICAS QUE VOCÊ GOSTA


Para que você possa aprender a tocar violão de forma mais motivadora é importante que você goste do repertório que está fazendo. Quando isso acontece, naturalmente seu empenho em conseguir tocar no violão essas músicas vai ser muito maior. Portanto, você deve procurar músicas que conhece e se identifica, mas elas devem ter o nível iniciante. Vá em busca de músicas com poucos e fáceis acordes de violão, que tenham riffs fáceis, procure nos sites de cifras as bandas que você curte, daí procure as que parecem mais fáceis. Você pode encontrar muitas músicas no nosso livro digital 300 Cifras para Iniciante



3 - NÃO COMECE A TOCAR VIOLÃO POR PARTITURA


A partitura é uma maneira (código) de você escrever (registrar) a música para que não esqueça e também possa fornecer para outros músicos, é também uma ferramenta de estudo musical, composição, construção de arranjos e execução musical. Mas assim como a fala, a música deve ser vivenciada antes de ser escrita ou lida. Quando somos crianças aprendemos a falar e só após ter uma certa prática com as palavras, aos seis anos, aprendemos a ler e escrever. Ou seja, com o ensino de violão, é importante aprendermos a tocar o básico do violão primeiro, por imitação, para depois desenvolver a habilidade de ler a partitura.



Esta forma é encontrada no método do Curso Violão Iniciante , que ensina você da forma mais rápida e fácil a tocar violão.



4 - ESTUDE TOCANDO DEVAGAR


Tocar devagar faz com que se possa consertar os erros e tirar um som de maior qualidade, depois de um tempo você vai aumentando a velocidade, mas tente tocar certo e devagar quando for tirar qualquer música.



5 - TENHA UM AFINADOR ELETRÔNICO


Afinar o instrumento é uma tarefa muito difícil para o iniciante, a percepção das notas musicais demora para ser assimilada. Por isso é importante ter um afinador eletrônico, que você pode comprar por um preço entre 50 e 100 reais ou utilizar afinadores gratuitos na web ou aplicativos de celular.

Assim, você vai manter seu violão afinado e isso vai te ajudar mais a aprender a tocar violão.



6 - ESTUDE MAIS VEZES POR POUCO TEMPO DO QUE UMA VEZ POR MUITO TEMPO


É melhor você ter uma regularidade no treino do violão treinando um pouco todo, ou quase todo dia, do que passar horas e horas treinando em um dia e só vir a pegar no instrumento depois de uma semana. O aprendizado do violão é uma tarefa mecânica, de repetição dos movimentos, se você der um intervalo longo de tempo, perderá a memória e o condicionamento que requer para tocar. Portanto, se você estuda muito um dia e depois esquece o instrumento por mais vários dias, acaba perdendo tudo e não evolui.


Coloque as seis dicas em prática que terá retorno, e se unir isso com a fórmula para aprender a tocar violão, será fácil conseguir aprender.






Alexandre Bloisi

Professor de Violão

bottom of page