Regularidade no estudo

 

É muito importante, quando você está aprendendo alguma coisa nova, ter regularidade no estudo. É melhor treinar um pouquinho todo dia do que passar horas e horas treinando e só pegar no violão uma semana depois.

O que acontece, muitas vezes, é que quando estamos querendo aprender, fazemos um planejamento com uma carga de estudo muito puxada, dizemos: vou começar hoje, e ai a pessoa quer passar duas ou três horas estudando... aquele estudo terminou sendo exaustivo, maçante... uma tortura.

Talvez o caminho para você conseguir aprender seja fazer o contrario, buscar uma meta mínima de estudo, porém diaria ou quase todo dia.

Um exemplo: vamos dizer que você esteja aprendendo os primeiros passos no violão e como exercicio está pegando uma melodia simples, tipo atirei o pau no gato, então você pode colocar como meta tocar a melodia apenas uma vez por dia, ou até um pequeno trecho por dia. Ah, veja que é uma meta muito fácil e que não acarretará nenhum "peso" pra realizar essa tarefa. 

Muitas vezes, por exemplo, se você coloca uma meta de fazer uma hora de estudo por dia, vai acabar procrastinando, pois vai ter preguiça pra começar a estudar por uma hora, vai olhar pra frente e não vai ter coragem pra começar, ai vai procrastinando, procrastinando e no fim do dia... não treinou. Imagine... então, se estiver cansado do trabalho ou da escola?  Passa uma semana e você não teve mais coragem de pegar o violão, deu preguiça.  Apesar de você querer aprender, a falta de tempo, o cansaço e a dificuldade lhe fazem desistir.

Mas com a meta minima, vai ser mais difícil procrastinar. Você dará um passinho de cada vez em vez de ficar parado sem evoluir. Quando você estiver cansado, só precisa tocar uma vez aquele exercício... veja que moleza!

Mas gostaria de fazer uma ressalva: isso não quer dizer que estou dizendo que só se deve estudar pouco, é claro que com o seu desenvolvimento, aumento do repertório e complexidade, e se quiser ser bom, terá que se dedicar muito mais, terá que se dedicar horas por dia ao estudo como um todo se quiser ser um grade violonista.

A regularidade no estudo faz os movimentos serem memorizados mais profundamente, aquela pessoa que treina muito um dia e só volta a pegar no instrumento depois de uma semana, acaba não fixando as coisas e perdendo o fio da meada.

Quando você se propõe a fazer um exercício uma vez por dia ou 5, 10, 15 minutos, acontece que, na maioria das vezes, você vai acabar fazendo um pouco mais, pois a meta é fácil e simples, a partir disso você vai criando um novo hábito, uma rotina.

Aos poucos, vai desenvolvendo a resistencia no treino, alem de maior prazer e motivacão. Este é o objetivo desta prática: criar um novo hábito; no nosso caso, o estudo do violão, mas pode ser pra outra coisa, com isso,  vai passar a dedicar mais tempo ao violão e cada vez vai ter melhores resultados, e ai nem vai mais querer ou precisar usar a meta mínima, mas ainda poderá usá-la para coisas específicas. 

Eu garanto que se voce seguir esta estrategia, em  dez, vinte dias, já verá uma boa evolução,  vai conseguir aprender mesmo sem tempo ou cansado, basta ter paciência, determinação e vontade. E com uma orientação boa, ai fica melhor ainda.

E mais uma dica, deixe seu violão próximo, em um local de fácil acesso, para que a dificuldade em pegar o violão não seja mais um motivo pra procrastinação.

 

Alexakdre Bloisi

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon