top of page
Buscar

A Composição como Ferramenta de Aprendizagem.

Uma das melhores formas de dominar um conteúdo em música é através da composição, por isso vou propor uma abordagem de composição que vem sendo utilizadas por gerações. Um iniciante as vezes se sente intimidado pela atividade de compor, principalmente por uma ideia falaciosa que é muito repetida entre os músicos, a ideia de que composição é o nível máximo no processo de aprendizado musical.


Compor é uma atividade em música como qualquer outra, que requer paciência e dedicação, e uma prova de que compor não requer estudo formal são grandes nomes da música popular como Luiz Gonzaga, Cartola e Geraldo Pereira, que são pessoas de origem humilde sem estudo formal mas que foram grandes compositores.


O processo que eu proponho é bem simples, você deve escolher uma música que você gosta muito, aprenda a toca-la e, então, crie uma nova letra para essa música, tente mudar a melodia e mantenha a harmonia da música. Esse é um processo intuitivo e você deve fazer da forma que achar melhor, isto é, a maneira que você julgar correta estará certa. Essa abordagem vai te ajudar a memorizar sequencias de acordes muito utilizadas na música popular, além disso, quanto mais você praticar, melhores resultados você terá.


Caso você ache que copiar a música de alguém não é bom pois é falta de criatividade e originalidade, deixo abaixo duas comparações de músicas de grandes compositores que foram baseadas em musicas de outros grandes compositores.


Insensatez de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, baseada no Preludio em Mi menor de Chopin (Op.28 nº4). Escute as duas e repare como se parecem.


Samba de uma nota só de Tom Jobim e Newton Mendonça, baseada nas canções “Night and Day” do compositor Cole Porter, e “Mr. Monotony” do compositor Irving Berlin. Escute as três e repare como se parecem. É importante reparar que, apesar das músicas serem parecidas cada compositor coloca seu estilo de forma inconfundível na sua versão da música.

Aproveite a dica, pois se grandes compositores utilizavam esse tipo de abordagem vale a pena fazer como eles, por isso, boa sorte e divirta-se compondo.

Raoni Faria

bottom of page