Dicas

COM QUANTO TEMPO SE APRENDE A TOCAR VIOLÃO?

 

A questão do tempo para aprender a  tocar violão é incerta,   depende de fatores pessoais, como tempo de dedicação ao violão, empenho, facilidade, talento, objetivo e orientação. Sendo essa uma perguta muito repetida, e na tentativa de te dar um número, diria que se você praticar frequentemente, aprendendo coisas novas, com seis meses você já pode ter um domínio razoável do violão.

NÃO DÊ TANTA IMPORTÂNCIA À QUALIDADE DO VIOLÃO

 

Para você tocar, o mais importante é a vontade, a qualidade do seu equipamento não vai impedir que você aprenda. É claro que um instrumento bom vai deixar seu som mais bonito, e você vai conseguir tirar o som mais fácil do violão. Mas não deixe que, se você tiver um violão ruim, isto te impeça de aprender. Às vezes, a própria dificuldade de tocar um instrumento ruim, faz você se superar e quando pegar um instrumento bom, vai tirar de letra. Se você tem certeza que quer tocar violão e tem dinheiro pra comprar um bom violão, vá em frente e compre, mas se você não tem dinheiro suficiente, faça da dificuldade um impulso,  até o dia que você irá ter um bom instrumento.

NÃO UTILIZE SOMENTE O DEDO INDICADOR PARA COLOCAR AS NOTAS (NA MÃO ESQUERDA

 

Você escreve no teclado de seu computador com somente um dedo? aposto que não, porque é muito mais rápido escrever com varios dedos, assim como é muito mais fácil e melhor colocar as notas no violão com os quatro dedos da mão esquerda  quando você estiver fazendo uma melodia, seja um riff, um solo ou um baixo. No inícil parece que é mais difícil, mas quando você começa a tocar, vê que é muito melhor. Procure, quando ver nossas vídeo aulas de violão, utilizar a mesma digitação (dedos) que é mostrada no vídeo.

PROCURE USAR UM VIOLÃO QUE SEJA BOM PARA O SEU TAMANHO

 

Para aprender a tocar violão, mais importante que a marca do violão, é ele estar bom para o tamanho de seu corpo. Se for uma criança, é bom usar um violão infantil, pois para crianças o violão de adulto pode dificultar muito o aprendizado.

APRENDA NO VIOLÃO MÚSICAS QUE VOCÊ GOSTA

 

Para que você possa aprender a tocar violão de forma mais motivadora é importante que você goste do repertório que você está fazendo. Quando isso acontece, naturalmente seu empenho em conseguir tocar no violão essas músicas vai ser muito maior. Portanto, você deve procurar músicas que você conhece e se identifica, mas lógico que elas devem ter o nível iniciante. Vá em busca de músicas com poucos e fáceis acordes de violão, que tenham riffs fáceis, procure nos sites de cifras as bandas que vocÊ curte, daí procure as que parecem mais fáceis.

 

 

NÃO COMECE A TOCAR  VIOLÃO POR PARTITURA

 

A partitura é uma maneira (código) de você escrever (registrar) a música para que não esqueça e também possa fornecer para outros músicos,  é também uma ferramenta de estudo musical, composição, construção de arranjos e execução musical. Mas assim como a fala, a música deve ser  vivenciada antes de ser escrita ou lida. Quando  somos crianças aprendemos a falar e só após ter uma certa prática com as palavras, aos seis anos, aprendemos a ler e escrever. Ou seja, com o ensino de violão, é importante aprendermos a tocar o básico do violão primeiro, por imitação ou criação, para depois desenvolver a habilidade de ler a partitura.

ESTUDE TOCANDO DEVAGAR

 

Tocar devagar faz com que se possa consertar os erros e tirar um som de maior qualidade, depois de um tempo você vai aumentando a velocidade, mas tente tocar certo e devagar quando for tirar qualquer música.

COMPRE UM AFINADOR ELETRÔNICO

 

Afinar o instrumento é uma tarefa muito difícil para o iniciante, a percepção das notas musicais demora para ser assimilada. Por isso é importante ter um afinador eletrônico, que você pode comprar por um preço entre 50 e 100 reais ou utilizar afinadores na web.

Assim, vocÊ vai  manter seu violão afinado e isso vai te ajudar mais a aprender a tocar violão.