top of page
Buscar

Desafio: Acerte a escala

Introdução


A coluna hoje é sobre um conteúdo que será abordado cada vez com mais frequência neste site.

Muita coisa se encontra sobre escalas, improviso e solos. E ao entrar neste tema, tentarei fazer da forma que é peculiar da minha didática.


Então, no primeiro post sobre escala, eu não irei te mostrar nenhum conceito, não irei dizer qualquer definição teórica, de qualquer teórico da música. O que eu pretendo é trabalhar no sentido da sua compreensão sobre escala, pois a compreensão tem de ser perceptiva, só assim será de verdade, mesmo que você não saiba explicar, mas entenda aquilo. Porém a teoria não será excluída do ensino, ela será vista em breve para justificar e esclarecer sobre a realidade do objeto (nesse caso a escala) e assim você poder racionalizar e manipulá-la melhor.


Então vamos lá.

Todos nós sabemos que as culturas se diferem entre si, e cada uma vai utilizar mais um material do que outro. Por exemplo: Eu sou de Salvador-BA, e aqui na cultura baiana, o dendê é um ingrediente muito usado na culinária. O dendê é um material bastante usado para fazer as comidas baianas, comidas como vatapá, acarajé, moquecas, etc... Então quando você come uma comida com dendê, ela tem grandes chances de ser da culinária baiana, e se não for, poderá te lembrar da comida baiana. É lógico que isso só ocorrerá se você já tiver conhecido de algum modo a comida baiana antes.


A música também possui elementos que marcarão uma identidade cultural e regional.

Se formos fazer uma comida regional, os ingredientes que serão usados, são os elementos da receita para preparar o prato. E na música? quais são os elementos para se fazer uma música de uma determinada cultura?


Bom, são muitos elementos: escala, ritmo, sotaque, instumentos utilizados, fraseado da melodia, a harmonia, etc... Esses elementos combinados formam a cultura musical. Vamos falar sobre o elemento escala:


Para você perceber a relação entre escala e cultura, e perceber que a escala traz a sonoridade que faz a melodia ser parecido com música árabe ou com música japonesa, ou brasileira, por exemplo, eu fiz uma pequena questão para ser feita.


Questão para resolver


No vídeo, faço quatro improvisos, cada improviso em uma das quatro escalas, nas quais eu identifiquei-as a uma parte do mundo onde ela foi usada e produziu uma cultura regional.

Veja aqui a resposta da questão do vídeo



Todas as escalas do vídeo foram feitas na tonalidade de dó. Veja abaixo as notas que diferem entre elas.


-- Nordeste do Brasil - Escala Mixolídio - Dó Ré Mi Fá Sol Lá Sib


-- Japão - Pentatônica - Dó Ré Mi Sol Lá


- Oriente Médio - Escala Árabe - Dó Réb Mi Fá Sol Láb Si


-- Europa - Escala Diatônica ( ou chamada escala Maior ou modo Jônio) - Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si



Acompanhe os próximos posts, que elucidarão mais detalhes sobre esse assunto.



Diga pra mim se esse post foi útil para você nos comentários, assim eu saberei se estou indo bem. Abraço!




TEORIA MUSICAL

PERCEPÇÃO MUSICAL

bottom of page