Ritmo, Compasso e Memória no Violão

Respondendo perguntas

 

Neste vídeo respondo duas perguntas que pedi para a galera cadastrada no nosso e email. 

 

 

 

 

Ritmo, Compasso e Memória muscular no Violão

 

Gostaria de saber como tocar corretamente as músicas, respeitando o tempo, o ritmo, etc... quando toco me sinto inseguro sem saber se estou dentro do ritmo e do compasso.   Elizeu

 

Como tocar no tempo certo, ou seja, sem adiantar ou atrasar?

Como perceber o momento certo de trocar os acordes?

Inaldo

 

Para fazermos o ritmo certo em uma música primeiramente temos que ter a percepção do tempo musical. Toda música tem um tempo, como se fosse um relógio, o que vai mudar é a "velocidade" deste tempo, quanto vai durar cada pulsação do tempo, é o que chamamos de andamento.

Digamos que o tempo (pulso) do relógio dura 1 segundo, na música este tempo vai variar de acordo com cada música e é contado em bpm = batidas por minuto.

Veja aqui no metrônomo online, exemplos diferentes de andamento da marcação do tempo musical. 

 

Quando, por exemplo, você está cantando parabéns para você, quando você bate palma, está marcando o tempo musical.  Na figura você pode ver a letra disposta sobre o tempo musical (palmas), tente reproduzir para ver como fica:

 

 

 

1ª etapa = O tempo musical como referência

 

Sabe quando você assiste programa de auditório na TV, e quando tem música ao vivo e a platéia acompanha batendo palmas? Então, a platéia está marcando o tempo musical. A partir de agora tente marcar o tempo musical de diferentes músicas que você está escutando, e repare na diferença da velocidade do andamento do tempo musical delas.

 

Para tocar uma música é necessário que esse tempo musical esteja "batendo dentro" da gente, que esteja internalizado em nossa cognição, para que nem pensemos nele, apenas estejamos inseridos. É como caminhar, quando caminhamos cada passo mantém o mesmo ritmo do outro, seguimos um padrão igual ao tempo musical e é algo orgânico. Conseguir este automatismo é a base de tudo, e é super natural fazê-lo, aposto que  você não terá dificuldades.

 

 

 

APRENDA VIOLÃO  COM CURSO VIOLÃO INICIANTE

 

 

 

2ª etapa = A divisão do tempo em compasso.

 

Agora que falamos do tempo musical, vamos em frente conhecer os desdobramentos disso. O que acontece é que a linha do tempo musical é subdividida em células menores, o compasso. Veja no exemplo abaixo a divisão do tempo entre compassos de 4 tempos.

 

 

Os compassos podem ser dividos em 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10... em diversos tempos.Os mais comuns são de 2, 3, 4  e 6 tempos. Veja o exemplo do compasso de tres tempos.

 

 

 

Para marcar a "divisão" do tempo em compassos, é necessário marcar o primeiro tempo do compasso de forma mais forte, dando a impressão de um pulso que marca quatro tempos.

 

Tipo assim: Diga os números acentuando o 1:   1  2  3  4   1  2  3  4   1   2   3   4  1   2  3  4....

 Os tempos 2, 3 e 4 do compasso seguem a sequencia assim:

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora vamos usar agora a música O Sol, do Jota Quest para exemplificar como é o compasso.

 

Veja abaixo a letra da música e sua disposição no tempo musical e no compasso, repare que cada compasso possui um acorde diferente:

 

 

Agora veja a batida da música, que cabe exatamente em um compasso de 4 tempos, ficando uma batida, uma célula rítmica para cada compasso e por conseguinte, em cada acorde.

 

 

A batida que usa 4 tempos

 

 

 

 

 

 

 

Cada batida cabe em um compasso da música:

 

 

 

 

 

APRENDA VIOLÃO  COM CURSO VIOLÃO INICIANTE

 

 

 

TEORIA MUSICAL

O que é tom de música?

O que é intervalo musical?

Homofonia, polifonia ou monofonia

A escala maior

Entre cores e notas - Escalas 

 

 

PERCEPÇÃO MUSICAL

Como afinar uma nota musical

Exercício de percepção no violão

Acerte a escala

Ritmo, compasso e memória muscular

 

 

 

 

.

 

Please reload

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon