top of page
Buscar

Ritmo, Compasso e Memória no Violão

Respondendo perguntas


Neste vídeo respondo duas perguntas que pedi para a galera cadastrada no nosso e email.





Ritmo, Compasso e Memória muscular no Violão


Gostaria de saber como tocar corretamente as músicas, respeitando o tempo, o ritmo, etc... quando toco me sinto inseguro sem saber se estou dentro do ritmo e do compasso. Elizeu


Como tocar no tempo certo, ou seja, sem adiantar ou atrasar?

Como perceber o momento certo de trocar os acordes?

Inaldo


Para fazermos o ritmo certo em uma música primeiramente temos que ter a percepção do tempo musical. Toda música tem um tempo, como se fosse um relógio, o que vai mudar é a "velocidade" deste tempo, quanto vai durar cada pulsação do tempo, é o que chamamos de andamento.

Digamos que o tempo (pulso) do relógio dura 1 segundo, na música este tempo vai variar de acordo com cada música e é contado em bpm = batidas por minuto.

Veja aqui no metrônomo online, exemplos diferentes de andamento da marcação do tempo musical.


Quando, por exemplo, você está cantando parabéns para você, quando você bate palma, está marcando o tempo musical. Na figura você pode ver a letra disposta sobre o tempo musical (palmas), tente reproduzir para ver como fica:



1ª etapa = O tempo musical como referência


Sabe quando você assiste programa de auditório na TV, e quando tem música ao vivo e a platéia acompanha batendo palmas? Então, a platéia está marcando o tempo musical. A partir de agora tente marcar o tempo musical de diferentes músicas que você está escutando, e repare na diferença da velocidade do andamento do tempo musical delas.


Para tocar uma música é necessário que esse tempo musical esteja "batendo dentro" da gente, que esteja internalizado em nossa cognição, para que nem pensemos nele, apenas estejamos inseridos. É como caminhar, quando caminhamos cada passo mantém o mesmo ritmo do outro, seguimos um padrão igual ao tempo musical e é algo orgânico. Conseguir este automatismo é a base de tudo, e é super natural fazê-lo, aposto que você não terá dificuldades.







2ª etapa = A divisão do tempo em compasso.


Agora que falamos do tempo musical, vamos em frente conhecer os desdobramentos disso. O que acontece é que a linha do tempo musical é subdividida em células menores, o compasso. Veja no exemplo abaixo a divisão do tempo entre compassos de 4 tempos.


Os compassos podem ser dividos em 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10... em diversos tempos.Os mais comuns são de 2, 3, 4 e 6 tempos. Veja o exemplo do compasso de tres tempos.

Para marcar a "divisão" do tempo em compassos, é necessário marcar o primeiro tempo do compasso de forma mais forte, dando a impressão de um pulso que marca quatro tempos.

Tipo assim: Diga os números acentuando o 1: 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4....

Os tempos 2, 3 e 4 do compasso seguem a sequencia assim:

Agora vamos usar agora a música O Sol, do Jota Quest para exemplificar como é o compasso.


Veja abaixo a letra da música e sua disposição no tempo musical e no compasso, repare que cada compasso possui um acorde diferente:

Agora veja a batida da música, que cabe exatamente em um compasso de 4 tempos, ficando uma batida, uma célula rítmica para cada compasso e por conseguinte, em cada acorde.

A batida que usa 4 tempos

Cada batida cabe em um compasso da música:

TEORIA MUSICAL

PERCEPÇÃO MUSICAL

.

bottom of page