Violão empenado
Olá caro leitor, vim mostrar hoje um assunto que não tem a ver com lições de música, mas sim falar sobre dois tipos de problemas que podem surgir no violão, o braço empenado e o tampo torcido. Se o seu violão tem trastejamento (quando a corda toca no traste e produz um ruído) ou cordas muito altas e desconforto ao tocar pode ser consequência de uma dessas avarias . Para resolver isso, deve-se procurar um profissional especializado em consertos e produção de instrumentos, o Luthier.
BRAÇO EMPENADO
O braço tende a empenar a partir da 5ª casa em direção à pestana, veja no desenho abaixo:
TAMPO TORCIDO
O Tampo é o problema mais grave. Quando a tensão de corda atua sobre ele há um movimento de inversão: a parte posterior ao cavalete sobe e a parte anterior afunda. Esse conjunto de empenamentos e torções faz com que a ação das cordas se levante naturalmente, causando total desconforto ao toque. Veja abaixo o desenho:
AS DUAS COISAS JUNTAS
Se o seu violão possuir os dois problemas juntos, aí o estrago é grande e um luthier bom deve ser a sua solução
CAUSAS
A causa de empenamentos e torções se dá devido a vários fatores, por exemplo:
1- Uso de calibre de cordas não compatível com a estrutura do instrumento.
Quando se usa uma corda com uma tensão mais forte do que o violão suporta, sua estrutura tende a torcer. Isso acontece muito quando se coloca cordas de aço em violão de nylon. Depois de um tempo ele poderá empenar, pois o violão foi feito para suportar a força do nylon, e não do aço, que tende a tensionar mais.
2 -Condições climáticas (Umidade do ar axcessiva ou escassa e temperaturas elevadas)
As condições climáticas interferem nos materiais podendo dilatáos ou retraí-los, portanto isso pode causar o empenamento do violão. Por exemplo, deixar o violão no sol ou em um carro fechado exposto ao sol poderá danificá-lo.
3- Mau acondicionamento
A forma como você guarda o instrumento ou o transporta pode danificá-lo. Por exemplo você pode guardar seu violão em um armário e ter um objeto pesando sobre ele, ou pode guardar numa posição que force o braço, então poderá empenar.
4- Madeiras componentes do tampo ou braço com posição de corte incorreta
Ás vezes o problema vem do próprio instrumento que foi mal feito, a madeira pode ter tido um corte incorreto, a cola pode ter sido inadequada e então o violão empenará.
Bibliografia
Revista Violão Pro, 2010, nº28
Luthier Regis Bonilha
www.regisbonilha.com.br
Professor de violão