Estudo para improvisar e solar no Violão

 

 

 

Para aprender como solar e improvisar no violão, as quatro áreas abaixo deverão ser trabalhadas e focadas  no seu estudo musical . Veja

 

 

1 - Ludicidade  - Para ficar bem no improviso é necessário usar as notas para construir música, tem que ter musicalidade, e para isso, tem que ser lúdico (ser uma brincadeira, "viagem", diversão, imaginação), é daqui que vêm o "sentimento". Aprenda brincando. Sem isso não há música.

 

2 - Técnica - Saber executar com os dedos aquilo que sua mente quer. É necessário executar o instrumento bem, pois é isso que dará a beleza do timbre e expressão. Para isso existem os exercícios e estudos.

 

3 - Tocar músicas dos outros - Para aprender a fazer melodias é necessário tocar as melodias de outras pessoas, pois assim, pela imitação, você está aprendendo como fazer. Então tocar os solos dos músicos que você gosta é muito importante. 

 

4 - Percepção e teoria - Agrupei estes dois no ítem 4 para condensar mais. A percepção e teoria darão uma base cognitiva e racional, respectivamente. A melhora da percepção musical traz o domínio  da matéria prima da música, as notas musicais. A teoria te mostrará novos caminhos e ajudará a achar o que você quer mais facilmente.

 

Esses elementos se retroalimentam, pois, na verdade, essas partes que subdividi para fins didáticos, são uma só parte, o todo, a ação musical. Por exemplo: tocar músicas também ajudará na parte técnica,  ajuda a melhorar a percepção e pode-se fazer análise teórica

 

Deve-se fortalecer todos os lados para que haja consistência no aprendizado. 

 

Essa metodologia é trabalhada no Curso Harmonia e Solo, do Violão De Boa

 

Começando a improvisar - veja a lição

 

 

 

 

Alexandre Bloisi

Professor de violão 

 

 

Please reload

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon