top of page
Buscar

1000 acordes? Pra quê tudo isso?

Leitor! Você que está aprendendo a tocar violão, deve ter a sua caixa de email lotada destes anuncios de cursos milagrosos, com mil acordes, duzentas escalas, toda a teoria musical do mundo. Mas eu te pergunto uma coisa: Quando você começou a falar, você já saiu contando estórias ou você balbuciou ma ma, ma, até falar mamãe?


Como vai tocar mil acordes, se não conseguir passar de um acorde para o outro direito?


O que você precisa fazer para tocar é aprender o "bê a bá" musical, começar tocando de uma maneira "tosca" (no bom sentido) e simples, desafios que você vai vencer para ir chegando a níveis mais avançados, e se divertir ao mesmo tempo. É difícil para um bebê dizer as palavras corretas, aprender violão exige persistência e paciência, depois de um tempo tocar vira uma atividade natural, que você consegue fazer sem pensar.


Quando nós começamos a falar, primeiro aprendemos uma palavra, depois uma frase, e depois começamos a elaborar idéias, perguntas, formulações lógicas, melhorar o vocabulário, etc... Isso demora anos e não acaba nunca, pois cada dia estamos aprendendo e evoluindo. Com o violão é a mesma coisa, no início aprendemos o bê a bá e vamos evoluindo com o passar do tempo. Eu mesmo tenho 20 anos de violão, e tenho tanta coisa para aprender e melhorar ainda!


O conselho que dou é para você começar com pequenas melodias, de uma corda primeiro, depois duas cordas, três e assim por diante (vou te contar um segredo: o site está cheio delas). Após treinar as melodias, sua mecânica na mão esquerda estará se desenvolvendo, depois de passar essa fase, a partir deste momento você vai para a parte mais difícil, que são os acordes: você deve treinar músicas com um acorde, depois dois acordes, depois três acordes. Os acordes mais fáceis são o A (Lá Maior), E (Mi Maior), D (Ré Maior), Em (Mi menor), Am (Lá menor), mas pode ser outros também, somente use acordes sem pestana.


É isso, você deve ser gradual e não achar que tem que aprender tudo da noite para o dia, senão você não vai conseguir tocar. Deixe disso, ninguém aprende assim. É importante aprender de verdade, não achar que quantidade de informação é qualidade. tenha paciência e faça as escolhas certas.

Então, é só você buscar aqui no site ou na internet o repertório e seguir essa recomendação.

Alexandre Bloisi

bottom of page