1000 acordes? Pra quê tudo isso?

 

 

Leitor! Você que está aprendendo a tocar violão, deve ter a sua caixa de email lotada destes anuncios de cursos milagrosos, com mil acordes, duzentas escalas, toda a teoria musical do mundo. Mas eu te pergunto uma coisa: Quando você começou a falar, você já saiu contando estórias ou você balbuciou ma ma,  ma, até falar mamãe?

 

Como  vai tocar mil acordes, se não conseguir passar de um acorde para o outro direito?

 

O que você precisa  fazer para tocar é aprender  o "bê a bá" musical, começar tocando de uma maneira "tosca" (no bom sentido) e simples, desafios que você vai vencer para ir chegando a níveis mais avançados, e se divertir ao mesmo tempo. É difícil para um bebê dizer as palavras corretas, aprender violão exige persistência e paciência, depois de um tempo tocar vira uma atividade natural, que você consegue fazer sem pensar.  

 

Quando nós  começamos a falar, primeiro aprendemos  uma palavra, depois uma frase, e depois começamos a elaborar idéias, perguntas, formulações lógicas, melhorar o vocabulário, etc... Isso demora anos e não acaba nunca, pois cada dia estamos aprendendo e evoluindo. Com o violão é a mesma coisa, no início aprendemos o bê a bá e vamos evoluindo com o passar do tempo.  Eu mesmo tenho 20 anos de violão, e tenho tanta coisa para aprender e melhorar ainda! 

 

O conselho que dou é para você começar com pequenas melodias, de uma corda primeiro, depois duas cordas, três e assim por diante (vou te contar um segredo: o site está cheio delas). Após treinar as melodias, sua mecânica na mão esquerda estará se desenvolvendo, depois de passar essa fase, a partir deste momento você vai para a parte mais difícil, que são os acordes: você deve treinar músicas com um acorde, depois dois acordes, depois três acordes. Os acordes mais fáceis são o A (Lá Maior), E (Mi Maior), D (Ré Maior),  Em (Mi menor),  Am (Lá menor), mas pode ser outros também, somente use acordes sem pestana.

 

É isso, você deve ser gradual e não achar que tem que aprender tudo da noite para o dia, senão você não vai conseguir tocar. Deixe disso, ninguém aprende assim. É importante aprender de verdade, não achar que quantidade de informação é qualidade. tenha paciência e faça as escolhas certas.

 

Então, é só você buscar aqui no site ou na internet o repertório e seguir essa recomendação.

 

 

 

 

 

Alexandre Bloisi

@AlexandreBloisi

 

 

 

 

 

Curso Violão Iniciante Violão DeBoa, vai ficar fácil aprender violão!

 

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon