top of page
Buscar

O que é cifra?





Cifras são letras que correspondem às notas musicais. Cada nota, o dó, o ré, o mi... possui uma letra correspondente. São elas: A B C D E F G, começando pela nota lá. Veja abaixo a nota e sua cifra:


A B C D E F G

Lá Si Dó Ré mi Fá Sol



Cifras de Violão


As populares "cifras de violão", ou melhor definindo, músicas cifradas, que as pessoas pegam na internet ou em revistas para tocar são as letras das musicas com as notas (cifras) no lugar onde aparecerão. Esta é uma das formas mais usadas para notação musical, é bem fácil e simples e serve muito para músicas com voz e para quem está iniciando.



Acordes


Já mostrei que o Lá é representado pela cifra A, o Si pela B, o Dó pela C e etc... Mas além da letra, quando estamos representando os acordes (e é este o caso das músicas cifradas), temos que definir se ele é um acorde menor, maior, diminuto etc... Vou falar apenas de duas classificações, os acordes Maiores e menores. No acorde Maior, a letra vem pura, então a cifra E representa o Mi Maior. Já se eu quiser fazer a cifra do Mi menor, devo colocar um m minúsculo depois da cifra então ficaria: Em


Exemplos:


E = Mi Maior

Em = Mi menor


C = Dó Maior

Cm = Dó menor


D = Ré Maior

Dm = Ré menor



Na cifra, o violonista segue a sequência de acordes e fica livre para imprimir o dedilhado ou batida... fazer o arranjo que quiser. Geralmente a cifra só vem com os acordes (harmonia), mas também pode-se colocar a batida, dedilhado ou tablatura também para passar mais informação musical. Veja abaixo o exemplo de uma cifra:

G D Em

Vamos fugir, deste lugar, vamos fugir

C

Pra onde quer que você vá,

D Em

Que você me carregue

(Os acordes G, D, Em e C deverão entrar no momento que está marcado na letra com o __ )

Sempre vem na música cifrada os acordes desenhados da seguinte forma, veja abaixo os acordes da música "Vamos fugir", que usamos como exemplo:

acordes de cifras

Batidas

Pode-se colocar a batida, dedilhado ou tablatura também em uma música cifrada, passando mais informação musical. Veja abaixo a batida da música vamos fugir:

Batida que fica nas músicas cifradas

Como ler o desenho dos acordes

O desenho feito como se você estivesse vendo o braço do violão de frente, como está na foto:

braço violao para ler acordes e cifra
foto do braço do violao para ler acorde nas cifras

Daí deve-se colocar o dedo indicado no lugar que está no desenho, veja o exemplo do acorde de D (Ré Maior) no desenho e na foto

Desenho de como colocar o acorde no braço do violao

Veja na foto acima o acorde D (Ré Maior)

As bolinhas pretas mostram quais cordas devem ser tocadas com a mão direita, a mão que ataca as cordas.

As bolinhas pretas do desenho do acorde na cifra

Cifras simplificadas

No Violão DeBoa, as cifras são feitas com a preocupação de ser a mais clara para o iniciante, há também uma preocupacão em simplificar a harmonia, deixando com menos acordes e acordes mais fáceis de usar.

Sílabas da letra da música onde entra um novo acorde são marcadas (sublinhadas)

As nossas cifras são sublinhadas na silaba na qual entra o acorde, pois muitas vezes você vai em um site de cifra e a letra da cifra está colocada em um lugar errado da letra da musica, e isso acontece, as vezes, porque houve uma mudança na formatacão ao ir para o site. Com o sublinhado, não ha dúvida, já que a silaba estará marcada.

Ex:

G D Em

Vamos fugir, deste lugar, vamos fugir

.

bottom of page