top of page
Buscar

4 Grandes violonistas do Brasil


GAROTO (1915 - 1955) - Anibal Augusto Sardinha

Tocou com Carmem Miranda, Dorival Caymmy e Ary Barroso. Trabalhou tocando em rádios.


Grande compositor, possui grandes músicas para Violão Instrumental, é uma referência no estudo do violão brasileiro com músicas como Lamentos do Morro, Jorge do fusa e Gente humilde. Garoto influenciou toda a escola do violão brasileiro, inclusive os nossos próximos 3 violonistas que vieram depois dele nesta matéria.


As obras de garoto são muito tocadas pelos violonistas. Ele modernizou o violão brasileiro com harmonia dissonante e o desenvolvimento de melodias acompanhadas dos acordes. com o ritmo brasilero.


Sua música segue a tradição do choro e do samba brasileiro com a influencia do jazz com seus acordes dissonantes e influencia do estilo e do impressionismo francês também, veja a música Debussiana, que fez com referencia ao compositor frances debussy.


Garoto foi um grande instrumentista e também um grande compositor, é um dos maiores do Brasil. garoto.


Veja agora Lamentos do morro.




BADEN POWELL 1937 - 2000

É um dos maiores nomes da música brasileira, dono de um estilo próprio no violão, ele une o clássico com o choro, o samba e os afro-sambas, que são a sua marca registrada. Assim como o garoto, o Baden tem uma vasta obra de composições para violão instrumental, assim como também possui atuação nas canções da mpb, principalmente com o cantor Vinicius de Moraes.

Seu estilo próprio é marcado pelo balanço inconfundivel acompanhando as melodias que imprimia no instrumento.


Veja a música Samba triste:

RAPHAEL RABELLO - 1962 - 1995

Toca o violão de 7 cordas, é instrumentista e compositor. é um monstro no violão, tem uma técnica absurda, velocidade e expressão no instrumento.


Rabello iniciou os estudos de violão aos 7 anos. Começou no clássico e em pouco tempo passou para o popular, dedicando-se especialmente ao choro. Aos 13 anos trocou o violão de seis cordas pelo de sete.


Agora vamos ver ele tocando uma peça do garoto: lamentos do morro, a mesma que mostrei antes sendo tocada pelo garoto.


YAMANDU COSTA - 1980

Yamandu Costa é o quarto violonista deste vídeo, ele representa a continuação desta tradição de musica brasileira que segue a raiz cultural do brasil, com elementos modernos e um grande virtuosismo.

Assim como o Raphael Rabelo, yamandu toca o violão de 7 cordas, que é muito identificado com a nossa musica. É um grande instrumentista e compositor. Sua musica é conhecida em todo mundo e ele é um dos maiores violonistas do mundo também

Tocando carinhoso, de pinxiguinha:

bottom of page