4 Grandes violonistas do Brasil

 

 

GAROTO  (1915 - 1955)  -  Anibal Augusto Sardinha

 

Tocou com Carmem Miranda, Dorival Caymmy e Ary Barroso. Trabalhou tocando em rádios.

 

Grande compositor, possui grandes músicas para Violão Instrumental, é uma referência no estudo do violão brasileiro com músicas como Lamentos do Morro, Jorge do fusa e Gente humilde. Garoto influenciou toda a escola do violão brasileiro, inclusive os nossos próximos 3 violonistas que vieram depois dele nesta matéria.

 

As obras de garoto são muito tocadas pelos violonistas. Ele modernizou o violão brasileiro com harmonia dissonante e o desenvolvimento de melodias acompanhadas dos acordes. com o ritmo brasilero.

 

Sua música segue a tradição do choro e do samba brasileiro com a influencia do jazz com seus acordes dissonantes e influencia do estilo e do impressionismo francês também, veja a música Debussiana, que fez com referencia ao compositor frances debussy.

 

Garoto foi um grande instrumentista e também um grande compositor, é um dos maiores do Brasil. garoto. 

 

Veja agora Lamentos do morro.

 

 

 

BADEN POWELL    1937 - 2000

 

É um dos maiores nomes da música brasileira, dono de um estilo próprio no violão, ele une o clássico com o choro, o samba e os afro-sambas, que são a sua marca registrada. Assim como o garoto, o Baden tem uma vasta obra de composições para violão instrumental, assim como também possui atuação nas canções da mpb, principalmente com o cantor Vinicius de Moraes.

Seu estilo próprio é marcado pelo balanço inconfundivel acompanhando as melodias que imprimia no instrumento. 

 

Veja a música Samba triste:

 

 

 

 

RAPHAEL RABELLO   -  1962 - 1995

 

Toca o violão de 7 cordas, é instrumentista e compositor. é um monstro no violão, tem uma técnica absurda, velocidade e expressão no instrumento.

 

Rabello iniciou os estudos de violão aos 7 anos. Começou no clássico e em pouco tempo passou para o popular, dedicando-se especialmente ao choro. Aos 13 anos trocou o violão de seis cordas pelo de sete.

 

Agora vamos ver ele tocando uma peça do garoto: lamentos do morro, a mesma que mostrei antes sendo tocada pelo garoto.

 

 

 

 

YAMANDU COSTA  - 1980

 

Yamandu Costa é o quarto violonista deste vídeo, ele representa a continuação desta tradição de musica brasileira que segue a raiz cultural do brasil, com elementos modernos e um grande virtuosismo.  

 

Assim como o Raphael Rabelo, yamandu toca o violão de 7 cordas, que é muito identificado com a nossa musica. É um grande instrumentista e compositor. Sua musica é conhecida em todo mundo e ele é um dos maiores violonistas do mundo também

 

Tocando carinhoso, de pinxiguinha:

 

 

 

Please reload

Please reload

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon