top of page
Buscar

Por que NÃO usar pestana no início


Tem um vídeo que fiz aqui no canal chamado elimine pestana, no qual eu ensino outras formas de fazer alguns acordes que seriam com pestana para versões sem pestana, para isso colocando a sétima do acorde.

Muita gente nos comentários desse vídeo critica por eu estar ensinando a não usar pestana, então eu fiz esse video aqui para esclarecer melhor essa questão. Nos comentários o pessoal diz que é necessario sim se aprender pestana, que não dá pra tocar violão sem fazer pestana, mas eu nunca disse isso e nem defendo essa ideia.


Dentro do meu método de ensino, a pestana não é utilizada até que o aluno esteja conseguindo tocar músicas e trocar acordes sem pestana.


Todo aprendizado é um processo gradual, ninguém aprende a correr sem antes engatinhar primeiro, depois andar e depois conseguir correr. Cada degrau de um processo de aprendizado, de evolução, vai preparando o aluno para o degrau seguinte, gradativamente, pra ele conseguir assimilar o conhecimento ou a técnica.

Não se ensina nada começando pelo mais difícil e a pestana é difícil para quem não tem ainda habilidade nenhuma no instrumento. Ninguém vai aprender a fazer uma equação matemática sem aprender as operações de somar, subtrair, multiplicar e dividir antes.

Assim como quem ainda não tem capacidade técnica e motora de trocar acordes fáceis, não vai conseguir colocar a pestana, que no início dói para fazer e o som sai ruim por conta disso. A consequência de saltar uma etapa é que o aluno irá ficar frustrado, desmotivado e o processo de aprender violão ficará mais doloroso.


O fato de eu eliminar as pestanas ainda faz com que eu consiga mais músicas, mais repertório pro aluno tocar.



bottom of page