INÍCIO  > LIÇÕES >   TROCAR ACORDES

Como conseguir trocar os acordes no violão

A hora de fazer a troca de acordes (para quem está aprendendo a tocar violão) é uma das etapas mais difíceis no aprendizadodo do instrumento de seis cordas.

Esta momento é crucial, pois a dificuldade nesta etapa pode levar o iniciante no violão a desistir de aprender.  

Nesta página, coloquei algumas dicas valiosas para quem está querendo ajuda na troca dos acordes, para conseguir trocar rápido as notas musicais.

Dicas para trocar os acordes do violão rapidamente

1 - Treine em câmera lenta

O princípio para você trocar os acordes com velocidade no violão é treinar a troca em câmera lenta, pois quando você treina assim, está condicionando os movimentos para serem feitos de forma correta. 

A memória muscular e seu cérebro estarão sendo treinados para fazer a coisa correta quando for fazer com rapidez. Se você só treina rápido, não consegue condicionar o movimento correto, consertar os erros... é como se estivesse treinando o erro, e ai sai rápido e mal feito, o importante é sair devagar e bem feito, a velocidade você vai ganhando com o tempo. 

Os ítens seguintes vão te mostrar quais os movimentos e ações corretas para se treinar a troca de acorde, e você deve sempre seguir o princípio de estudar  em câmera lenta.

2 - Não deixe os dedos se afastarem muito das casas do violão

Quando estiver treinando em câmera lenta tente não deixar os dedos se afastarem das casas do violão.

 

 

3 - Pense nos acordes antes dele vir

Uma dica simples, mas muito útil é pensar no acorde antes dele vir. Enquanto você estiver tocando um acorde, vá pensando logo na movimentação que terá que fazer quando chegar a hora de trocar pro próximo acorde. Pois normalmente o iniciante só pensa no proóximo acorde quando ele chega então terá que pensar qual acorde, sua posição, e depois fazer o movimento, quando já poderia ter pensado nisso, e isso faz perder muito tempo. Na música a gente sempre tem que antecipar o futuro (os momentos seguintes dela)  na nossa mente.

 

Vreja no vídeo abaixo os ítens 2 e 3

4- Aprenda poucos acordes, e acordes fáceis

Tem acordes que é melhor para o iniciante no violão, e são esses acordes que você deve começar. É melhor pegar dois ou três acordes e treinar várias músicas com estes mesmos acordes. 

Aqui no Violão DeBoa temos o Livro digital 300 Cifras para Iniciante, no qual tem diversas cifras simplificadas e adequadas ao iniciante, com a mudança para tons de acordes mais fáceis, simplificação da harmonia em músicas de 1 a 6 acordes, é um excelente material.

 

5 - Posicione bem a mão no violão

A mão esquerda deve estar bem posicionada para facilitar a troca de acordes, no vídeo abaixo mostro a forma como a mão deve ficar posicionada para que os dedos fiquem mais próximos das casas (facilitando o ítem 2) e tenham mais mobilidade.

6 - Coloque os acordes de cima para baixo

Colocar os acordes de cima pra baixo também ajuda porque a mão direita desce  (começa sempre tocando o grave), enquanto a esquerda deve manter o mesmo sentido, pois se você começa a colocar o acorde de baixo pra cima, as mão não irão se encontrar no momento certo, veja no vídeo.

 

7 - Faça a fórmula do Curso Violão Iniciante

Com o Curso Violão Iniciante, você terá uma sequencia de músicas e de aulas que facilitarão bastante todo o processo de troca de acordes, a fase 3 do curso é somente para trocar acordes, enquanto que na fase anterior,a  fase 2, você já vai ter feito esses acordes em músicas com 1 acorde. Durante o curso, a gradação das lições fará a troca de acordes ficar muito menos sofrida, com isso você superará essa fase do aprendizado no violão da melhor forma.

Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon