Cantor tem que saber tocar?



Já toquei com uma cantora que também era compositora das cancões que cantava. Ela tinha uma certa insegurança ao cantar, e por conta disso, os momentos de palco eram um pouco tensos para ela.


Ela atribuía essa dificuldade a fatores emocionais e até meio que... vamos dizer, esotéricos... falando, por exemplo, que não tinha se apresentado bem porque a energia do lugar não tinha batido bem com a dela, assim como outras desculpas deste tipo que ela sempre falava para justificar sua frustração consigo mesma.


A questão emocional e "energética" que ela dizia ser a causa de tudo - na verdade, e ela não queria perceber isso - era consequência de não dominar a técnica vocal e da falta de conhecimento musical. Porém, não adiantava falar isso e aconselhá-la a buscar o estudo, ela era irredutível. Então ela continuou sem estudar música e nem o canto.


Comecei contando essa história para mostrar o quanto lidamos com casos como esse na nossa vida de músico. O conhecimento musical é bom para qualquer cantor. O conhecimento é necessário para qualquer área da música, o talento não se sustenta sozinho, o talento potencializa, é o DNA, mas é o conhecimento e treino que traz a excelência.


Já ouvi uma história de uma cantora que chegou orgulhosa para um grande músico com o qual iria estudar dizendo saber ATÉ tocar piano, e este disse a ela: "Você não faz mais que sua obrigação!"


Muitas vezes pensamos que o cantor não precisa tocar um instrumento musical. É obrigação de quem quer crescer musicalmente, de quem almeja coisas maiores, estudar música, pois o cantor é um músico como qualquer outro, é um músico que usa o aparelho fonador do seu corpo como seu instrumento principal, e ele também precisa aprender a tocar um segundo instrumento para sua formação ficar mais completa.


O corpo é o principal instrumento do cantor: as cordas vocais, o diafragma, todo o aparelho fonador trabalha para executar o som, partes do corpo são utilizadas como caixa de ressonância, a respiração é outro elemento importante da técnica vocal, mas é preciso estudo para saber utilizar todos esses elementos. É necessário pro cantor dominar o seu instrumento principal - sua voz - como qualquer musico domina o seu instrumento.


O cantor produz apenas melodias, ele não consegue produzir acordes (harmonia) - duas notas ao mesmo tempo - ele é como um sax, uma flauta, um berimbau, que também são assim.


Geralmente aqueles músicos que tocam instrumentos melódicos aprendem também a tocar um segundo instrumento, um instrumento harmônico, o cantor deve procurar tocar esse segundo instrumento para completar sua formação. Pode ser o violão, o piano, acordeon, teclado ou cavaquinho até... algum instrumento que possa acompanhar o seu canto, no seu estilo. O instrumento mais completo é o piano, o violão é uma opção boa também.


O cantor precisa entender de musica para conseguir realizar corretamente as melodias com a voz, entender o que esta fazendo, saber qual nota esta cantando para afinar bem e passear pelas escalas como faz qualquer instrumento, assim como saber identificar e trocar as tonalidades corretas para sua voz. O estudo de um instrumento e da teoria musical traz isso.


Aprender um instrumento harmônico o fará aprender como funciona a música, isso abrirá suas possibilidades, fora poder se acompanhar enquanto canta. O cantor tem o privilégio de poder conseguir acompanhar a si mesmo. Um violinista ou um flautista nunca poderia fazer isso, como tocar a flauta e tocar no violão ao mesmo tempo.


Portanto, se você quer ser um bom cantor, aprenda um instrumento, estude música para ficar cada vez melhor e mais seguro, e com isso também, não depender de ninguém para acompanhar você.


Aprenda a tocar violão com a fórmula que funciona, que dá certo, faça o Curso Violão Iniciante


Alexandre Bloisi



Você também vai gostar de:


Tocar violão te deixa inteligente e produtivo


A composição como ferramenta de aprendizagem


6 dicas para começar no violão


O que é Tom de música?




APRENDA A TOCAR COM O CURSO VIOLÃO INICIANTE


APRENDA A CANTAR




Redes Sociais

  • Wix Facebook page
  • YouTube Social  Icon